25 de nov. de 2016

Estudantes apresentam curtas sobre inclusão



Com o objetivo de romper preconceitos diante das diferenças e estimular o diálogo sobre a inclusão da pessoa com deficiência dentro das escolas, nasceu o projeto Inclusão na tela: O olhar dos estudantes


A convite da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), seis equipes da Imprensa Jovem, programa da Prefeitura de São Paulo que funciona como agências de notícias formadas por estudantes das escolas municipais de Ensino Infantil e Fundamental, produziram curtas que trazem à tona o debate sobre o tema. Também foram convidadas mais duas escolas que possuem projetos de audiovisual. 


Os vídeos foram exibidos no Cine Olido, centro da capital paulista, seguido de debate sobre a produção do material, que contou com a participação de Dudu Braga, secretário adjunto da Pessoa com Deficiência. 


Para produzir os vídeos, as crianças deram asas à imaginação. Desenvolveram roteiros, gravaram depoimentos, contaram histórias e construíram narrativas baseadas em fatos reais ou ficcionais sobre suas vivências no ambiente escolar. 


A ideia foi dar voz à experiência pessoal das crianças e jovens, com todas suas dúvidas, equívocos e aprendizados. 


“O olhar das crianças sobre esse tema é espontâneo e franco. Elas têm uma sensibilidade muito grande sobre o a importância da integração e sobre as dificuldades que ainda separam as crianças com deficiência dentro da escola”, destaca Marianne Pinotti, secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.


O evento marcou o início das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 03/12



Confira um dos vídeos produzidos: https://www.youtube.com/watch?v=uzh_KAlW0v0



 
Fonte: Revista Incluir


Nenhum comentário:

Postar um comentário