29 de nov. de 2016

Brasileiro está na lista de jovens inovadores por criar app que traduz português para Libras




Ronaldo Tenório, brasileiro de 30 anos, criador do aplicativo Hand Talk está na disputada lista 35 Innovators Under 35 que é uma lista de 35 pessoas com menos de 35 anos mais inovadores do mundo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos. Tenório é o único representando da América Latina desta edição.


O aplicativo é uma plataforma para celulares e tablets que traduz o português para Libras, ajudando as pessoas com deficiência auditiva se comunicarem com pessoas que não sabe a linguagem de sinais.


Um avatar chamado Hugo traduz a fala em linguagem de sinais. A pessoa fala a frase no app e, em seguida, Hugo começa a fazer os sinais e traduz para mensagem de texto ou de voz.


"O aplicativo dá às pessoas com deficiência auditiva a possibilidade de levar um intérprete para todos os lugares", disse o  MIT, na apresentação do app de Tenório. A invenção do brasileiro está na área de Inovações Humanitárias.


No país, mais de 1 milhão de pessoas já utilizam o Hand Talk. O próximo passo de Tenório é deixar o avatar mais parecido com o usuário dando possibilidade de mudar a raça gênero e outras características visuais.




Fonte: Revista Incluir




Nenhum comentário:

Postar um comentário