17 de dez. de 2015

Projeto Acessibilidade no Ensino Superior, da Unesp, cria site com recursos acessíveis

 



A Unesp, em parceria com o Programa Observatório em EducaçãoOBEDUC/CAPES,  desenvolve o projeto de pesquisa em rede ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR, coordenado pelas professoras Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins (Unesp - Marília) e Lucia Pereira Leite (Faculdade de Ciências - Bauru).


O site do projeto armazena todo o conteúdo produzido pelo grupo de pesquisadores e bolsistas de diferentes instituições de ensino (Unesp, UFSC, UFSCar, UEM, UEL, UFRRJ, UFMS, UTP, USP e UFJF).


O portal atende o conceito de acessibilidade digital. Sua estrutura e organização foi pensada para facilitar a navegação e diminuir as barreiras encontradas por pessoas com deficiência na web.


O site segue as diretrizes da eMAG - Cartilha Técnica do Manual de Acessibilidade do Governo Eletrônico. É desenvolvido com um design limpo e claro para que todos possam acessá-lo. 


Encontra-se dividido por seções temáticas como, por exemplo, o menu Acessibilidade permite que o usuário entre em uma página do site em apenas um clique.


Os recursos de mídia sonora e audiodescrição estão disponíveis para facilitar o acesso e a compreensão do conteúdo por usuários cegos ou com baixa visão, sendo possível ouvir todo o conteúdo clicando nas opções correspondentes.


Além dessas configurações especiais, o site conta com uma cartela de cores contrastante, o que torna os textos mais legíveis. 


As fontes são simples e têm um tamanho que pode ser alterado de acordo com a necessidade do leitor.


A acessibilidade na web ainda anda em passos lentos, porém a sua concretização é de essencial importância para que todos possam usufruir dos recursos e benefícios da internet.


Para conhecer, acesse: www.acessibilidadeinclusao.com.br


 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário