11 de abr. de 2015

REATECH 2015: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência apresenta uma Cidade para Todos

Foto do logo da Reatech 2015


De 09 a 12 de abril de 2015, a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo estará presente na REATECH - Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade em um estande de 216 m² no Centro de Exposições Imigrantes. 


O espaço terá a proposta de apresentar o conceito de uma Cidade para Todos e trará um parque com playground inclusivo, ciclovia e demais locais de convivência para pessoas com e sem deficiência. 


Haverá também um ponto de cultura onde se apresentarão diversos artistas, incluindo o cantor Edu Camargo, que tem deficiência visual e emocionou o público na edição de 2014 do programa The Voice Brasil. A entrada é gratuita.
 
Com a proposta de discutir os espaços da cidade para que sejam utilizados por todas as pessoas, independentemente da condição física e social, o estande da Secretaria terá uma ciclovia, utilizada por ciclistas, skatistas e pessoas em cadeiras de rodas; semáforos sonoros que serão instalados na cidade para pessoas com deficiência visual terem mais autonomia; playground inclusivo onde a criança pode exercer o seu direito de brincar e ao mesmo tempo reconhecer e valorizar as diferenças; espaços acessíveis para convivência de todos; e um ponto de cultura onde se apresentarão, além de Edu Camargo, a Banda do Silêncio (formada por alunos da rede municipal com e sem deficiência), o Projeto Alma de Batera (bateria com integrantes que possuem deficiência intelectual), Capoeira Adaptada, os DJ’s Anderson Farias, Motinha, Pokemon, e Lanfranchi, e o cantor Luciano Aparecido (todos com deficiência visual). 


O estande terá ainda desfile de moda do projeto Fashion Inclusivo, leitura em braille e contação de histórias com alunos Instituto de Cegos Padre Chico, e oficinas inclusivas de artesanato.
 
“Os esforços da Prefeitura de São Paulo são para que efetivamente a cidade seja para todos. E isso se aplica ao desafio de promover a efetiva inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 


Para isso, a cidade possui um Plano Municipal de Ações Articuladas - São Paulo Mais Inclusiva, construído de acordo com as diretrizes da Convenção Internacional da ONU e do Plano Nacional Viver Sem Limite”, comenta a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti.
 
Os visitantes do estande, além de desfrutarem dos espaços de convivência e da programação cultural, poderão tirar dúvidas com os técnicos da Secretaria sobre os programas e serviços públicos municipais destinados a pessoas com deficiência. 


O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, órgão que representa a sociedade perante a Prefeitura, também fará atendimento no local.


Fonte:  Vida Mais Livre


Nenhum comentário:

Postar um comentário